Usar ou não capacete?

Capacete de ciclismo
Nunca gostei de usar capacete para andar de bike. Parece-me um saco de batatas na cabeça, que em caso de acidente nada fará para minimizar os ferimentos. Se é para ser seguro, então o capacete de ciclismo deveria ser igual ao do motociclismo que também protege a cara. Ora, se cair de bike posso esfolar a cara toda, mas o cérebro fica bem? Ok, obrigado. Existe o argumento contra o uso de capacetes que diz que os condutores ultrapassam mais perto de ciclistas com capacete, pois os que não têm parecem mais vulneráveisMas... tenho de usar. Desde que fracturei o cotovelo, que quem gosta de mim me fez um ultimato: capacete ou a Susana vai pá sucata. Eu escolhi o capacete. Pensei na altura que já que iria usar um armário daqueles na cabeça, então que fosse um todo pipi cheio de certificados de segurança, por isso escolhi um da Specialized. Ao início, a presilha que fixa os dois cabos debaixo do queixo foi bastante incómoda. Parecia que estava numa luta com a minha maçã de Adão. Depois, com o tempo o incómodo passou. É chato quando chove e não posso pôr o capuz e quando chego a algum sítio com o cabelo achatado, mas se não levasse capacete o cabelo ficaria à Son Goku, por isso é 'ela por ela'.
Capacete Specialized
Então, a pergunta realmente importante: sinto-me seguro? Sinto-me tão seguro quanto mais alerta estou a pedalar. Se vou feito maluco a pôr-me à frente de camiões, então nenhum capacete me salvará. Ok, então reformula-se a pergunta: sinto-me mais inseguro agora? Nop. Tudo igual.
Só há uma forma de estares 100% seguro numa bicicleta, que é pedalar alerta e ter olhos na nuca. Existe alguma coisa 100% segura nesta vida?
Follow on Bloglovin

1 comentário :

  1. Sou completamente a favor do uso de capacete! Estudos defendem que reduz até 50% o risco de dano na cabeça. É óbvio que é benéfico!

    ResponderEliminar

Obrigado por comentares. Spam ou ofensas serão apagadas